O que é hanseníase

A Hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.

Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente.

A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação. Das 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas 2 contraem a doença. Desses 2, um torna-se infectante.

A doença tem um passado triste, de discriminação e de isolamento dos doentes. Antigamente as pessoas com lepra, ou seja, com hanseníase, eram internadas em clínicas de tratamentos para doentes mentais.

Diagnóstico da hanseníase

Pessoas com feridas incomuns na pele que não melhoram devem procurar um dermatologista que poderá fazer diagnóstico adequado. O diagnóstico da hanseníase é tipicamente baseado nos sintomas clínicos, especialmente nas lesões de pele e perda sensorial. Amostras de pele e de sangue podem ser testadas para chegar ao diagnóstico conclusivo.

Tratamento da hanseníase

Com o diagnóstico prematuro a hanseníase pode ser tratada. Pessoas recebendo tratamento para hanseníase não são contagiosas e podem levar vida normal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: